fbpx

Intercâmbio: O valor de uma amizade

Intercâmbio: O valor de uma amizade

a_amizade_duplica_as_alegrias_e_divide_as_tristezas_546ec49786358

As vezes eu paro e reflito sobre a palavra amizade, uma palavra tão bonita, mas que as vezes é tão marginalizada pelas pessoas. Bom, vou dividir um pouco com vocês do que tenho aqui nessa cabecinha sobre esse tema, na verdade são 3 momentos marcantes de amizade para mim (não os únicos).

Nunca fui uma pessoa de ter muitos amigos, talvez por ser tímida e não atrair a atenção e a vontade de amizade de muita gente ou quem sabe por ser tão tímida a ponto de ser séria e passar a impressão de antipatia, não sei, mas eu era assim. Menina quieta, calma, calada e com poucos amigos, mas nunca fiquei sozinha de vez. Tive a sorte (na verdade acredito mais em mão de Deus) que na 4ª série do fundamental, com 10 anos eu conheci a minha melhor amiga. Bem, no início não éramos melhores amigas, mas fomos nos conhecendo e desenvolvendo o que hoje chamo de irmandade, irmã de alma e coração.

Quando eu estava terminando o Ensino Médio e começando a buscar informações de cursos de ensino superior me lembro como se fosse hoje, eu entrava nas famosas comunidades do falecido orkut para buscar pessoas que faziam os cursos que eu tinha interesse para saber opiniões e tudo que fosse necessário para tomar a minha decisão. Até que no grupo de Turismo da UFF tinha uma pessoinha que me deu várias dicas e me ajudou de vez a tomar uma decisão muito importante: fazer vestibular para Turismo. Mal sabia eu que essa veterana que morava na mesma cidade e menos de 5 km da minha casa se tornaria a minha irmã, a minha best forever.

Cheguei em Dublin sozinha, não conhecia ninguém. Peguei o transfer da agência, cheguei na residência estudantil e conheci um grupo maravilhoso de pessoas que moravam lá. Duas semanas depois, ouço que está chegando uma nova moradora para o meu quarto, quando chego da escola eis que ela estava ali, dei um oi tímido, dei as boas vindas e me retirei para deixá-la a vontade com as explicações de um outro colega. Na verdade ela me achou uma antipática de cara (ai a timidez de novo me complicando), mas foi só passar uns dias e já éramos carne e unha.

Quando se vive um intercâmbio o seu amigo é a sua família, todos estão longe, você até fala, liga, se vê pelo skype, mas as vezes quem vem te dar um abraço ou secar suas lágrimas é aquele serzinho que você conheceu a alguns dias, semanas, meses, mas que faz toda a diferença no seu dia a dia num país distante.

O por que dizer tudo isso? o que quero dizer é que amizade verdadeira você conta nos dedos da mão e que não importa o tempo de amizade, a distância, quantas vezes falam por dia, por semana, por mês ou até por ano, sempre que se falam ou se vêem parece que passou apenas umas horas de distância. Amizade verdadeira pode demorar anos ou mesmo horas ou dias para ser construída, porque quando é para ser simplesmente acontece. Já estou a mais de um ano morando fora, e por isso as minhas amizades do Brasil eu não as vejo desde esse período, mas caro amigo, eu te garanto que quando eu as vê será a mesma alegria, palhaçada e animação de sempre.

No intercâmbio essas coisas ficam bem mais perceptíveis. Aqui você faz novas amizades, na escola, na acomodação, na rua, na fila da imigração ou onde seja, muitas delas eu te garanto que serão para a vida. E por mais que seja recente, o convívio diário, as emoções a flor da pele, as dificuldades fazem com se unam ainda mais, pois todos passam pelas mesmas dúvidas, dificuldades, saudades, medos… e isso vai selando e fortalecendo ainda mais o laço e o tempo vai provando que é sim possível ter uma amizade verdadeira com alguém de uma cultura, de crença e até de vida completamente diferente da tua, mas isso que é o interessante, pois é aí que se vê que amizade é construída na base do respeito, solidariedade, amor e compreensão.

E os amigos que ficaram? Esses serão eternos e enquanto não damos o tão sonhado abraço apertado, matamos as saudades por whats app, skype e o que mais a santa tecnologia nos propuser. Esses são impossíveis de esquecer, estiveram presentes em momentos maravilhosos de nossas vidas, nos deram muita força, conselhos e puxões de orelha…Bem… continuam dando a distância.  Esses não nos abandonam nunca, independente da distância. Esses verdadeiros amigos estão sempre prontos para ouvir suas histórias loucas das viagens sem te julgar e chamar de metido, estão de longe torcendo quando diz que foi bem na prova de inglês ou passou de nível, ou mesmo ficar 3 horas no skype ouvindo aquela história gigante e te ouvir com o maior amor do mundo e te encher de conselhos.

Aos de longe e aos de perto, meu muito obrigado. Não tenho muitos, mas tenho os melhores. Deus me presenteou com verdadeiras pérolas que me dão força e me levantam quando eu preciso.

Valorize o seu amigos.

BJs,

Nathy

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga pela UFF, Mestre em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Coach Intercultural. Mora fora do Brasil desde 2014, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Visitou 20 países. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Não há comentários até agora

martaaraujoPostado em4:39 pm - ago 17, 2015

Cara autora desse blog,
a veterana citada despertou minha simpatia=)
Já te disse que sou profundamente grata ao nosso bom Deus por ter me regalado com tua amizade. Sem dúvida alguma, um grande presente que a UFF me deu.
Sinto-me honrada em ter esse posto em seu coração. Estou tentando me expressar com as palavras mas bem sabe que não tenho esse dom, Porém, tenha uma certeza: compartilho do mesmo sentimento de amizade. Você esteve comigo nos melhores e piores momentos que vivi. Menina, você faz uma falta lol … Anseio pelo nosso encontro, em terras brasileiras ou irlandesas, o que ocorrer primeiro. Eu desejo a você muito sucesso em tudo que fizer, minha irmã. Te amo muito. Que Deus te abençoe.
PS: Quase um depoimento à moda orkut

márciaPostado em7:48 pm - ago 23, 2015

Acho que a garota tal que você conheceu na 4° serie do ensino fundamental é a mais legal de todas!!! \o/
Você é meu presentinho de Deus, uma pessoa tal diferente de mim mais que me completa totalmente, aonde eu erro você me mostra um acerto seu naquilo e me ensina e depois ao contrario, vou estar aqui para cada erro que você der, vou te alertar antes, brigar durante e de falar “eu avisei…” com um abraço gigante de quem não tem coragem de deixar uma amiga desamparada mesmo avisando a ela no que ia dar.
Sempre soube que você ia morar longe um dia, sei o quanto você queria e o quanto você se segurava para não falar nisso o tempo todo se não já já iam aparecer as pessoas cobrando seu sonho, que é só seu, não esqueça disso….. As pessoas que te ajudaram e apoiaram seu sonho tem parte nele sim, mas o sonho é só seu, quando quiser ir para outro lugar vá, quando quiser permanecer ai que seja, e quando quiser voltar, volte! O sonho é teu, e você e Deus é quem vão guiar ele, estamos aqui só deixando você compartilhar este sonho e muitos outros com a gente!
Sinto saudade todo dia, lembro de você quando passo em lanchonete de esquina e vejo ketchup de água, lembro quando vejo matéria de viagens, lembro quando sinto falta de alguém para me dar colo e vir dormindo na volta do trabalho, sinto falta de tudo!!!
Muitas saudades!!! Você merece minha amizade e de todas as que entrarem na tua vida, cada um compartilha e constrói algo com você.
Te amo irmã. (me fez chorar)

Maria Angélica XimenesPostado em2:51 pm - set 7, 2015

Adoro ler seus textos!!! Beijos carinhosos

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior e ter um planejamento de Sucesso! Material GRATUITO!Acesse Aqui
+