INTERCÂMBIO NA IRLANDA: PREÇO, VISTO, TRABALHO, MORADIA E MAIS

intercâmbio na irlanda

Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje eu vou falar um pouco sobre alguns pontos importantes do Intercâmbio na Irlanda (principalmente em Dublin).

Eu morei nesse país lindo e aconchegante por quase 3 anos e posso garantir que se tivesse que fazer tudo de novo eu faria. Apesar dos perrengues é uma experiência única e maravilhosa. Mas vamos lá para o que interessa, vou contar um pouco da minha experiência e sobre valores, moradia, trabalho, visto.

 

Por que Irlanda?

Eu nunca tinha ouvida falar na Irlanda e confesso que até o dia em que entrei na agência de intercâmbio eu não conhecia nada desse país. O que me levou até lá foram quatro fatores principais para mim: 1. Era um país na Europa que falava inglês (que era meu objetivo, melhorar o inglês). 2. Tinha uma duração de visto longa, ou seja, podia ficar lá até um ano quando eu fui (hoje cada visto tem a duração de 8 meses)  3. Por ter a permissão de trabalhar e 4 . Por ser o mais barato. Então a localização, duração, possibilidade de trabalhar e o custo foram os fatores decisivos da minha escolha pela Irlanda.

Como funciona o visto?

Em 2014 quando eu fui para a Irlanda o visto tinha a duração de 1 ano (eram 6 meses de aulas e 2 meses de férias). Em 2016 as coisas mudaram e passou a ser 8 meses de visto (6 meses de aula e 2 de férias). Mas é possível renovar duas vezes, ou seja, tem como ficar no país como estudante de inglês por 2 anos. Tirar o visto na Irlanda é bem simples, ele é feito já no próprio país, ou seja, não precisa fazer pedido nenhum antes. É só levar os documentos necessários:

  • Passaporte válido;
  • Carta da escola ( curso full time de 25 semanas);
  • comprovante do seguro governamental;
  • Comprovante dos 3 mil euros;
  • 300 euros (pagos no local por meio de cartão de débito/crédito).

Se tudo tiver certinho já recebe o cartão no mesmo dia. A renovação é feita com a compra de novo curso e novo seguro governamental. A comprovação dos 3 mil euros não é necessária na renovação.

Sobre moradia

Quando eu cheguei em Dublin fiquei hospedada em uma acomodação estudantil. Antes de chegar na Irlanda eu preferi comprar 1 mês de acomodação, para ter tempo de buscar uma casa com calma. Eu recomendo a fechar pelo menos 2 semanas de acomodação antes de chegar no país. Os tipo de acomodações são: acomodação estudantil, hostel ou casa de família. Aí depende do que prefere.

Assim que chega no país é preciso tempo para tirar todos os documentos e se acostumar com a cidade e a localização de tudo, então o ideal para não cometer erros com sua acomodação definitiva é ter muita paciência e calma para buscar uma casa que seja perto de tudo que você precisa, porque gastar com transporte no início é uma furada para quem ainda não tem trabalho.

 

Trabalho, como arrumou?

Quando eu cheguei esperei 1 semana para acomodar as coisas e conhecer um pouquinho mais a cidade, dar entrada nos meus documentos e tudo mais. Após essa primeira semana resolvi fazer meu currículo em inglês, com as minhas experiências anteriores no Brasil e tentar a sorte enviando nos sites de emprego. Confesso que a princípio tentei só online, mas não demorou mais de um dia para me ligarem marcando uma entrevista. Mas recomendo fortemente a também entregarem em mãos, faz toda a diferença.

Fiz a entrevista para o Lar de idosos e não passei. Isso mesmo, não passei. Mas me perguntaram se eu tinha interesse em cobrir férias dos funcionários a partir do mês seguinte. Como não tinha nada em vista não ia perder essa oportunidade e aceitei. No meu segundo mês de intercâmbio comecei na empresa como housekeeping (um espécie de faxineira) cobrindo férias de vários funcionários. Até que pouco tempo depois abriu uma vaga e me tornei efetiva. Fiquei lá até meu último mês na Irlanda, quase 3 anos. Então não desista, por mais que digam não ou ofereçam algo temporário agarre com todas as suas forças e com certeza oportunidades aparecerão.

Quanto custou o seu intercâmbio?

Pode parecer conversa, mas o preço do intercâmbio varia muito por vários motivos: escola, acomodação, seguro, bilhete aéreo etc.

Eu considero a escola o fator principal no seu primeiro ano de intercâmbio, afinal o seu objetivo é de melhorar o inglês ou mesmo de aprende-lo. Então investir numa boa escola no seu primeiro ano é fator decisivo para o seu aprendizado no exterior. Eu preferi investir numa escola com ótimo custo benefício, ela não era a mais barata (budget) e nem a mais cara (premium), classificamos como smart. E eu amei a escola. Professores excelentes, não tinha taaantos brasileiros assim (um pouco é inevitável) e tinha uma boa estrutura. Pelo que me lembro paguei em torno de 8 mil reais.

Também fiz seguro viagem para o meu 1 ano de intercâmbio que me custou na época uns mil e quinhentos reais.

Escolhi minhas passagens pela KLM e paguei ida e volta quase 3 mil reais.

A acomodação eu escolhi a acomodação estudantil e paguei por 1 mês, fiquei com medo de não conseguir uma casa antes. Paguei quase mil reais.

O traslado também estava incluído, mas não lembro o preço, acredito que no máximo 100 euros.

Então, meu intercâmbio com todos os serviços incluídos em 2014 me custou cerca de 14 mil reiais (fora os 3 mil euros de comprovação).

Vale lembrar que os valores sofrem alterações combiais e os serviços passam por ajustes todos os anos. Caso tenha interesse em fazer um intercâmbio entre em contato comigo que eu te ajudo a realizar esse sonho. E-mail: turismologapelomundo@gmail.com.

beijooos

 

Sabia que quando você reserva em um desses sites elo blog não existe custo algum a mais por isso e você ainda contribui com o crescimento do site com as pequenas comissões que ganhamos? Use esses links, ganhe alguns descontos e ajude o crescimento do projeto. Então, vamos reservar? 😀

SUA AVENTURA COMEÇA AGORA!!!

-HOSPEDAGEM –  aqui e aquii.
-TRANSPORTE – Aluguel de Carro 

Transfira dinheiro para o Exterior pelo TransferWise

-Hotéis e Voos pela Submarino Viagens

-Reserve seu voo pela KLM
-Roteiro de Viagem é aqui.

About Nathy

Turismóloga pela UFF, Mestre em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Coach Intercultural. Mora fora do Brasil desde 2014, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Visitou 20 países. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

View all posts by Nathy →

0 Comments on “INTERCÂMBIO NA IRLANDA: PREÇO, VISTO, TRABALHO, MORADIA E MAIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *