INTERCÂMBIO NA IRLANDA: PREÇO, VISTO, TRABALHO, MORADIA E MAIS

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vou falar um pouco sobre alguns pontos importantes do Intercâmbio na Irlanda (principalmente em Dublin). Eu morei nesse país lindo e aconchegante por quase 3 anos e posso garantir que se tivesse que fazer tudo de novo eu faria. Apesar dos perrengues é uma experiência única e maravilhosa.

Mas vamos lá para o que interessa, vou contar um pouco da minha experiência e sobre valores, moradia, trabalho, visto.

 

Por que Irlanda?

Eu nunca tinha ouvida falar na Irlanda e confesso que até o dia em que entrei na agência de intercâmbio eu não conhecia nada desse país. O que me levou até lá foram quatro fatores principais para mim: 1. Era um país na Europa que falava inglês (que era meu objetivo, melhorar o inglês). 2. Tinha uma duração de visto longa, ou seja, podia ficar lá até um ano quando eu fui (hoje cada visto tem a duração de 8 meses)  3. Por ter a permissão de trabalhar e 4 . Por ser o mais barato. Então a localização, duração, possibilidade de trabalhar e o custo foram os fatores decisivos da minha escolha pela Irlanda.

Como funciona o visto?

Em 2014 quando eu fui para a Irlanda o visto tinha a duração de 1 ano (eram 6 meses de aulas e 2 meses de férias). Em 2016 as coisas mudaram e passou a ser 8 meses de visto (6 meses de aula e 2 de férias). Mas é possível renovar duas vezes, ou seja, tem como ficar no país como estudante de inglês por 2 anos. Tirar o visto na Irlanda é bem simples, ele é feito já no próprio país, ou seja, não precisa fazer pedido nenhum antes. É só levar os documentos necessários:

  • Passaporte válido;
  • Carta da escola ( curso full time de 25 semanas);
  • comprovante do seguro governamental;
  • Comprovante dos 3 mil euros;
  • 300 euros (pagos no local por meio de cartão de débito/crédito).

Se tudo tiver certinho já recebe o cartão no mesmo dia. A renovação é feita com a compra de novo curso e novo seguro governamental. A comprovação dos 3 mil euros não é necessária na renovação.

Sobre moradia

Quando eu cheguei em Dublin fiquei hospedada em uma acomodação estudantil. Antes de chegar na Irlanda eu preferi comprar 1 mês de acomodação, para ter tempo de buscar uma casa com calma. Eu recomendo a fechar pelo menos 2 semanas de acomodação antes de chegar no país. Os tipo de acomodações são: acomodação estudantil, hostel ou casa de família. Aí depende do que prefere.

Assim que chega no país é preciso tempo para tirar todos os documentos e se acostumar com a cidade e a localização de tudo, então o ideal para não cometer erros com sua acomodação definitiva é ter muita paciência e calma para buscar uma casa que seja perto de tudo que você precisa, porque gastar com transporte no início é uma furada para quem ainda não tem trabalho.

 

Trabalho, como arrumou?

Quando eu cheguei esperei 1 semana para acomodar as coisas e conhecer um pouquinho mais a cidade, dar entrada nos meus documentos e tudo mais. Após essa primeira semana resolvi fazer meu currículo em inglês, com as minhas experiências anteriores no Brasil e tentar a sorte enviando nos sites de emprego. Confesso que a princípio tentei só online, mas não demorou mais de um dia para me ligarem marcando uma entrevista. Mas recomendo fortemente a também entregarem em mãos, faz toda a diferença.

Fiz a entrevista para o Lar de idosos e não passei. Isso mesmo, não passei. Mas me perguntaram se eu tinha interesse em cobrir férias dos funcionários a partir do mês seguinte. Como não tinha nada em vista não ia perder essa oportunidade e aceitei. No meu segundo mês de intercâmbio comecei na empresa como housekeeping (um espécie de faxineira) cobrindo férias de vários funcionários. Até que pouco tempo depois abriu uma vaga e me tornei efetiva. Fiquei lá até meu último mês na Irlanda, quase 3 anos. Então não desista, por mais que digam não ou ofereçam algo temporário agarre com todas as suas forças e com certeza oportunidades aparecerão.

Quanto custou o seu intercâmbio?

Pode parecer conversa, mas o preço do intercâmbio varia muito por vários motivos: escola, acomodação, seguro, bilhete aéreo etc.

Eu considero a escola o fator principal no seu primeiro ano de intercâmbio, afinal o seu objetivo é de melhorar o inglês ou mesmo de aprende-lo. Então investir numa boa escola no seu primeiro ano é fator decisivo para o seu aprendizado no exterior. Eu preferi investir numa escola com ótimo custo benefício, ela não era a mais barata (budget) e nem a mais cara (premium), classificamos como smart. E eu amei a escola. Professores excelentes, não tinha taaantos brasileiros assim (um pouco é inevitável) e tinha uma boa estrutura. Pelo que me lembro paguei em torno de 8 mil reais.

Também fiz seguro viagem para o meu 1 ano de intercâmbio que me custou na época uns mil e quinhentos reais.

Escolhi minhas passagens pela KLM e paguei ida e volta quase 3 mil reais.

A acomodação eu escolhi a acomodação estudantil e paguei por 1 mês, fiquei com medo de não conseguir uma casa antes. Paguei quase mil reais.

O traslado também estava incluído, mas não lembro o preço, acredito que no máximo 100 euros.

Então, meu intercâmbio com todos os serviços incluídos em 2014 me custou cerca de 14 mil reiais (fora os 3 mil euros de comprovação).

Vale lembrar que os valores sofrem alterações combiais e os serviços passam por ajustes todos os anos. Caso tenha interesse em fazer um intercâmbio entre em contato comigo que eu te ajudo a realizar esse sonho. E-mail: turismologapelomundo@gmail.com.

beijooos

 

Sabia que quando você reserva em um desses sites elo blog não existe custo algum a mais por isso e você ainda contribui com o crescimento do site com as pequenas comissões que ganhamos? Use esses links, ganhe alguns descontos e ajude o crescimento do projeto. Então, vamos reservar? 😀

SUA AVENTURA COMEÇA AGORA!!!

-HOSPEDAGEM –  aqui e aquii.
-TRANSPORTE – Aluguel de Carro 

Transfira dinheiro para o Exterior pelo TransferWise

-Hotéis e Voos pela Submarino Viagens

-Reserve seu voo pela KLM
-Roteiro de Viagem é aqui.

Anúncios

4 comentários sobre “INTERCÂMBIO NA IRLANDA: PREÇO, VISTO, TRABALHO, MORADIA E MAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s