Transporte na Irlanda: DART

Quando chegamos em um lugar novo temos que nos adaptar aos costumes das pessoas e do lugar e aprender a utilizar seus serviços, aqui em Dublin não é diferente. A facilidade de morar no centro é enorme, tem todas as lojas por perto, escola, mercado e pode-se fazer praticamente tudo a pé, o que já ajuda a economizar com transporte. Mas as vezes não tem jeito, temos que ir em lugares mais afastados, seja para procurar moradia, para uma entrevista de emprego ou apenas para conhecer os bairros e cidades próximas daqui, aí nos deparamos com algumas opções de transporte públicos de Dublin, e hoje eu vou falar de um deles que é o DART (Dublin Area Rapid Transit).

O DART é uma linha de trem que percorre a costa de Dublin e vai de Malahide a Howth ao norte quanto de Greystones a Wicklow ao sul. Ele também se conecta a pontos mais afastados de Dublin na Irlanda do norte como Belfast e Cork. O sistema DART é administrado pela operadora ferroviária nacional, Iarnród Éireann. O DART é mais conveniente para quem vive próximo às áreas costeiras. A estação que se pega o DART no centro é a Connolly Station.

Imagem

Para comprar o ticket é bem fácil, tem uma máquina semelhante aos nossos caixas eletrônicos que se compra automaticamente o ticket para todos os destinos que o DART opera, pode-se comprar tanto  o bilhete de ida, como o de ida e volta que sai mais vantajoso no preço. Para quem utiliza desse transporte todos os dias tem a possibilidade de fazer um bilhete semanal ou mensal que também faz a diferença no final do mês. Para quem não consegue utilizar as máquinas de venda de bilhetes também tem os guichês que fazem o serviço.

Imagem

Essas máquinas aceitam tanto pagamento em cartão de crédito/débito, VTM (Visa Travel Money) quanto dinheiro.

Imagem

Em relação ao preço o transporte de Dublin não é dos mais baratos, mas funciona e tem qualidade. Quando fui para Malahide paguei 5,75 euros ida e volta, mas o trem sai no horário, é novo, limpo e tem wifi grátis.

Imagem

Mais fotos do DART:

Imagem

O DART é uma opção rápida e tranquila para quem quer conhecer a costa da Irlanda e é fácil de utilizar. Uma dica é comprar o bilhete de uma semana e utilizar quantas vezes quiser e conhecer muitos destinos em apenas 7 dias.

Nas próximas postagens falarei sobre os outros meios de transportes de Dublin que é o LUAS e o ÔNIBUS.

Beijos

Nathy

About Nathy

Turismóloga pela UFF, Mestre em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Coach Intercultural. Mora fora do Brasil desde 2014, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Visitou 20 países. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

View all posts by Nathy →

0 Comments on “Transporte na Irlanda: DART”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *