Por que é preciso viajar?

Essa pergunta parece meio pretenciosa, afinal por que viajar é preciso? É realmente preciso viajar? não teriam outras prioridades na vida a não ser viajar, como comer, vestir, pagar contas? Quando falamos de viagem as pessoas já pensam logo no gasto que terão, na mão de obrar de preparar bagagem, ver vistos, tomar vacinas, ver passagens e hotéis e o que parecia uma boa ideia no final parece que é mais um pesadelo, mas será que viajar é apenas se desligar da realidade por uns dias e fingir ser quem não é?

DSCN6244

Quando eu era mais nova e disse que faria faculdade de turismo todo mundo me olhada com aquele sorriso bobo no canto da boca e me dizia “ahh vai viajar pra caramba né?” ou “ahh esse emprego até eu quero”, mas mal sabiam eles que o meu caminho até isso seria um tanto quanto longo e que turismólogo não é pago para viajar (apesar de achar que deveria rs). No meu curso eu pude entender a importância do fenômeno turístico para a pessoa e a importância do profissional de turismo na realização dos sonhos do cliente, que o lazer não é um capricho e sim uma necessidade  humana e que  o turismo é sim essencial para a vida. Hoje 1 ano depois de formada e agora sim podendo realizar meu sonho de viajar eu vejo o quanto isso tudo estava correto, a viagem te dá muito mais do que apenas um desligamento temporário da realidade, a viagem te proporciona vida, conhecimento, criatividade, esperteza, te ensina a valorizar as coisas pequenas da vida, de ensina a amar a família, a se virar sozinho, a ser menos tímido, a se arriscar mais, a rir mais, a curtir mais cada momento, a conhecer outras culturas, outras manias, outros costumes, outras vidas… viajar te ensina a ser mais humano, a ser menos egoísta, menos interesseiro, menos individualista…viajar é vida, é experiência, é crescimento, é aprendizado diário.

Se eu puder te dar uma dica é viaje, não gaste os dias preciosos da sua vida reclamando, lamentando, economizando, com medo de viver….viajar nem que seja para uma cidade vizinha te faz enxergar que o mundo e as oportunidades são muito maiores do que imagina e que para viver basta está vivo, e você está então aproveite essa oportunidade e vá ser feliz, pare de só ficar vivendo os sonhos do outro, de viajar pelo facebook, instagram ou whatsapp da vida, não que seja ruim, é uma maravilha essas tecnologias mas não se limite a elas, viva por você, veja com seus próprios olhos tudo de bom que os lugares e as pessoas tem para oferecer, no final da vida você pode não ter nada quem sabe, mas terá muitas histórias e uma bagagem lotada de experiências para contar…. VIVA, VIAJE!

DSCN6708

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” – Amyr Klink –

beijos

Nathy

About Nathy

Turismóloga pela UFF, Mestre em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Coach Intercultural. Mora fora do Brasil desde 2014, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Visitou 20 países. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

View all posts by Nathy →

0 Comments on “Por que é preciso viajar?”

  1. Nathy, ao longo da minha vida sempre sonhei em viajar mas também sempre me contentei com um ” Não dá…” , “Isso não faz parte do seu mundo…”. Mas quando descobri que o sonho era meu e que só eu posso sonhá-lo e vivê-lo…rsrs… viajar é preciso!!! Passei a focar nisso e já realizei vários sonhos e estou prestes a realizar outros e mais outros… Beijos muito carinhosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *