Diferenças entre Brasil x Irlanda

Diferenças entre Brasil x Irlanda

“Entre os homens há rios e oceanos,
Há montanhas e fronteiras e mais
De mil costumes sacros e mundanos
E ainda dizem que somos iguais.”

Francisco Libânio

Brasil-e-irlanda

Quando estamos em nosso país, muitas vezes, não percebemos as diferenças que temos com os outros  e  hoje vivendo na Irlanda eu percebo com muito mais propriedade as diferenças do Brasil com a  Irlanda e também com a Europa em geral, já que a cultura da América e da Europa é bem diferente em alguns pontos. O intercâmbio te abre a mente em muitas coisas e uma delas é a troca cultural e a convivência com essas diversidades, é uma forma de se tornar menos egoísta e entender que a diferença faz parte da vida e que não existe melhor ou pior, apenas o diferente. Resolvi fazer esse post para mostrar algumas diferença percebidas por mim em relação ao Brasil e Irlanda, mas não pense que é uma lista para dizer qual é melhor, a intenção é apenas mostrar que assim como as pessoas são diferentes as culturas também, cada um do seu jeito.

1- Na Irlanda se dirige pelo lado esquerdo da pista; no Brasil é no direito.

2- Na Irlanda o transporte público só é pago com moeda ou cartão do ônibus (Leap Card); no Brasil também se paga com nota.

3- Na Irlanda o prato principal é batata: batata frita, batata cozinha, purê de batata; no Brasil se come batata, mas não é um amor tão intenso como aqui haha.

4- Na Irlanda a refeição mais importante é o café da manhã e vou te dizer que ele é bem diferente do Brasil, o Irish breakfast é composto de linguiça, rashers (bacon), tomate, cogumelos, ovo, pudim preto e branco, feijão (diferente do brasileiro esse é doce e com molho de tomate) e  pão irlandês (soda bread). O Almoço normalmente é uma coisa mais leve, um lanche como um sanduíche por exemplo.

Full Irish Breakfast 1

5- Na Irlanda tudo é motivo de pedir desculpa, a pessoa te esbarrou é “sorry”, passou na tua frente na fila sem querer “sorry”, te atrapalhou “sorry”, você fez uma pergunta que ele(a) não soube responder é “sorry”, te deu uma resposta negativa “sorry” respirou do seu lado “sorry” haha; No Brasil, bem…vamos deixar para lá.

6- Na Irlanda (e Europa em geral) o serviço de saúde público não é tudo gratuito, na maioria das vezes se paga  a consulta que é no mínimo 50 euros; No Brasil com toda precariedade na saúde em alguns lugares ainda existe a possibilidade de atendimento e tratamento grátis para a população e em muitos lugares até melhor que os particulares.

7- Na Irlanda os policiais de rua não portam armas de fogo e por isso o índice de morte por esse meio é quase inexistente; No Brasil cerca de 70% das mortes são por arma de fogo.

8- Na Irlanda a segurança é tão boa que os caixas eletrônicos ficam no meio da rua, podendo sacar dinheiro em qualquer lugar e a qualquer hora. Claro que deve sempre ter cuidado e não vacilar, mas a segurança é incomparavelmente diferente a do Brasil.

dsc01956

9- Na Irlanda existem algumas “burocracias” bancárias meio exageradas e demoradas, por exemplo para fazer transferência bancária para outra conta é preciso preencher um papel e fazer na boca do caixa e para ter o extrato bancário detalhado você tem que pedir ao banco e eles te enviam por carta em até uma semana; No Brasil esse serviço é mais agilizado já que pode fazer no caixa eletrônico.

10- Na Irlanda parece que as mulheres mandam mais que os homens e é comum ver mulheres discutindo com seus homens e o “colocando no lugar” bem quietinho. No Brasil, bem… a lei Maria da Penha te diz alguma coisa?

11- Na Irlanda os pais tem uma participação muito positiva na vida dos filhos, é muito comum ver os pais levando e buscando os filhos na escola, levando para passear no parque, no shopping etc..e tudo sem a mãe; No Brasil essa responsabilidade na maioria das vezes fica só com a mãe, isso quando o pai assume a paternidade e tem a mínima participação.

Alyson Hannigan e sua família 'irlandesa' saem para o

12- Na Irlanda “Sol” parece a tradução perfeita de “Parque” em irish haha, pois quando é dia de sol aqui todo mundo sai de casa e vai sentar na grama dos parques para ler, conversar ou mesmo “pegar uma corzinha”; No Brasil sol é mais comum que moeda de 10 centavos hahaha

13- Na Irlanda a noite acaba cedo, normalmente os restaurantes ficam abertos até umas 23:00 e  pubs e night clubs não passam muito das 2:30/3:00, mas também começa cedo; No Brasil ,muitas vezes, as pessoas começam a sair de casa às 23:00/00:00 e vai até 5:00/6:00 da manhã normalmente.

14- Na Irlanda o jantar é normalmente servido às 18:00/18:30, é o horário tradicional de jantar dos Irlandeses; No Brasil muitas vezes nem começa a preparar nesse horário.

15- Na Irlanda as classes sociais não são muito fáceis de se identificar, o que é muito bom, aqui todos se vestem mais ou menos do mesmo estilo, andam de ônibus a mãe, a empregada, a executiva e todos eles podem frequentar o mesmo restaurante, pub ou loja. Aqui o ser humano é mais respeitado pelo que é, não pelo dinheiro que tem; No Brasil a questão do status e do ter ainda é muito forte e as classes sociais são bem divididas pelo vestir, pelos lugares que frequentam etc.

16- A Irlanda tem um dos maiores salários mínimos da Europa, € 8,65 por hora, isso para qualquer emprego, principalmente os subempregos, mas se fizer as contas vai dar conta que trabalhando poucas horas por dia já dá um bom dinheiro no final do mês, que podem ser utilizados para além das despesas como aluguel, contas e comida também podem ser gastos em outras coisas como viagens pela Europa. Aqui na Irlanda é possível viver bem e com pouco e ter uma boa qualidade de vida. Também é bem comum ver pessoas que trabalham em “subempregos” comprando roupas de marca que são caríssimas no Brasil, tendo carros caros e viajando o mundo.

17- Na Irlanda é praticamente impossível fazer a compra do mês, pois aqui é proibido ter conservantes nos alimentos  e a validade é bem curtinha, por isso se vai ao mercado muuuitas vezes por mês; No Brasil é muito comum fazer uma compra grande para o mês e só ir repondo algumas coisas.

18- Na Irlanda no verão escurece às 22:30, já no inverno às 16:00/16:30.

Essas são algumas diferenças que eu percebi, e vocês o que mais de diferente perceberam entre os dois países?

Beijos

Nathy

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga. Mestranda em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Mora fora do Brasil há mais de 4 anos, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Não há comentários até agora

ANDREYA SILVA GOMESPostado em2:00 pm - dez 2, 2014

Amei isso filha amada!

Maria Angélica XimenesPostado em1:24 pm - dez 4, 2014

Nathy, muitas são as diferenças portanto o mais legal é a capacidade de adaptação dos seres humanos.
Bem bacana é quando conseguimos observar e tomar pra nós aquilo que nos faz bem e feliz … só o SOL do Brasil que é complicado … hahaha… Beijos muito carinhosos

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior recebendo um e-book grátis e mais dicas e informações!Acesse Aqui
+