Diferença entre Seguro Viagem e Seguro Saúde

Diferença entre Seguro Viagem e Seguro Saúde

Muitas pessoas quando vão viajar ficam na dúvida ao contratar um seguro viagem. Afinal, deve-se contratar um seguro viagem ou seguro saúde? Mas qual é a diferença?

Muitas empresas utilizam a mesma nomenclatura para distinguir os diferentes tipos de produtos existentes no mercado. O primeiro conceito importante a ser aprendido trata dos tipos de serviços que estão incluídos na apólice comprada. O Seguro Saúde presta serviços exclusivos na área de saúde como: consulta médica, exames, internação, análises clínicas, operações etc. Já o Seguro Viagem ou Assistência Viagem além de cuidar da saúde também oferece serviços de assistência jurídica, reembolso em caso de extravio de bagagem, reembolso em caso de perda de embarque e cancelamentos e indenização em caso de acidente.

E o seguro saúde viagem?

O seguro saúde viagem ou Seguro Saúde Internacional, como o próprio nome já diz, é uma proteção voltada para a saúde durante a viagem, sendo um conjunto de coberturas do seguro viagem. Com ela, você tem atendimento em caso de emergência médica.

Ele é muito parecido com o plano de saúde, no qual você tem disponível as coberturas que pode utilizar durante a viagem. Entre elas, estão a assistência médica por enfermidade ou acidentes, farmacêuticas, odontológica,  para doenças preexistentes, práticas esportivas e outras. É preciso sempre verificar a cobertura pretendida antes de fechar.

Para acionar, é necessário ligar para a central de atendimento, que indicará o local mais próximo para que o atendimento seja realizado. Dependendo da gravidade alguns seguros levam o médico à casa ou meio de hospedagem do cliente.

Geralmente o seguro saúde internacional é vinculado com o seguro viagem (que possui essas coberturas médicas, hospitalares e odontológica).

No caso da contratação por idosos ou gestantes, é necessário verificar quais as coberturas máximas e em quais casos o atendimento não é realizado. Isto ocorre porque as seguradoras costumam colocar limites para a contratação. É importante também contratar o seguro adequado para a prática de esportes de aventura, existem seguros próprios para a prática de esportes de aventura, e no caso de contratação errada em caso de acidente o seguro “convencional” não cobrirá as despesas.

Seguro Viagem

Com o seguro viagem, o segurado está protegido com pelo menos uma das coberturas básicas:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional
  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior
  • Traslado médico
  • Regresso sanitário
  • Traslado de corpo
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem
  • Morte em viagem
  • Morte acidental em viagem

Além disso, o segurado pode contratar coberturas adicionais, como extravio de bagagem, gastos farmacêuticos, cancelamento de viagem e outros.

É importante verificar as coberturas do seguro e o que está incluído, além de verificar se para o país em que vai viajar exige um valor mínimo de cobertura.

A diferença básica e simplificada é que seguro saúde só cobre questões relacionadas com a saúde e o seguro viagem é mais amplo, cobre questões voltadas para a saúde e também relacionadas com a viagem como extravio de mala, cancelamentos de voos etc.

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga. Mestranda em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Mora fora do Brasil há mais de 4 anos, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior recebendo um e-book grátis e mais dicas e informações!Acesse Aqui
+