fbpx

Desafios do intercâmbio

Desafios do intercâmbio

intercambio edi
Muitos tem o sonho de fazer intercâmbio. Mas é comum quando temos um sonho de sempre pensar nas coisas boas e nunca nos desafios e dificuldades que podem vir pela frente. Claro, ninguém começa uma coisa pensando que vai dar errado, devemos sempre manter o positivismo, mas é sempre bom se precaver para as possíveis dificuldades no país que está indo.

Muitos não sabem, mas muitas vezes essa jornada pode não ser tão fácil quando se imagina. Tem a questão de encontrar casa, depois de pagar contas, da convivência com os colegas de casa, a procura do emprego, as dificuldades da língua e mais. Mas, esses são motivos para desistir? Não, nunca, jamais! Não devemos encarar essas dificuldades como barreiras para nos impedir de seguir em frente e tentar. O que pode ser difícil para um pode não ser para outro e mesmo que seja, eu sempre encaro as coisas como um aprendizado para a vida, seja ele bom ou ruim.

O que se deve fazer é um planejamento da viagem, principalmente em relação a quantia de dinheiro que se vai levar para o país. É importante assegurar que terá dinheiro suficiente para cobrir os gastos dos meses que fará o intercâmbio (ou pelo menos dos três primeiros), para no caso de não conseguir trabalho assim que chegar. Pode parecer óbvio, mas muita gente não vem preparado para isso e pode se colocar em dificuldades por não encontrar emprego tão facilmente. Não vamos deixar que uma experiência incrível como o intercâmbio se transforme em um pesadelo, não é verdade?

Nesse tempo morando fora eu já vi muita coisa acontecer, desde pessoas que não falavam nada de inglês conseguindo uma vaga de trabalho no primeiro mês de intercâmbio, como pessoas com inglês excelente que não conseguiam ficar nem um mês em determinado emprego. Mas como isso pode acontecer, Nathália? Você pode me perguntar. Bem, acredito que uma das chaves do sucesso é você acreditar em si, ter força de vontade e atitude e não desistir diante do primeiro não. Você pode ter um inglês excelente, mas se não tiver coragem de sair no frio as 8 horas da manhã para entregar currículos, ou pegar ônibus ou trêm para fazer uma entrevista em um lugar mais distante, ou mesmo se dispor de começar do baixo você sempre encontrará barreiras, só não me venha colocar a culpa no país ou dizer que não existem oportunidades, porque tem sim.

Já vi também pessoas que chegaram com inglês quase zero, mas teve persistência de estudar, gastar umas horinhas por dia na biblioteca, não ter vergonha de conversar com “gringo” e depois de alguns meses estar com um inglês muito bom. Tudo depende de você.

Então, o que tenho para te dizer é que dificuldades sempre existirão, nada é assim tão fácil e vem de mão beijada. Tudo depende da perspectiva que você olha para o problema, a importância que você dará para isso e como reagirá para resolver esses conflitos. Então força aí no planejamento do seu intercâmbio e não desista não. Boa sorte!

Beijos com carinho,

Nathy

Para reservar hotéis e acomodações ganhe desconto clicando nesses links e ainda ajude o blog Airbnb e Booking. Para alugar carro no destino escolhido vá na Rental Cars.

 

 

 

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga pela UFF, Mestre em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Coach Intercultural. Mora fora do Brasil desde 2014, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Visitou 20 países. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Não há comentários até agora

Paty RezendePostado em3:45 pm - nov 27, 2015

Oi Nathy !!!
Que coincidência boa você ter feito um post sobre intercâmbio e eu um dia depois ter confessado que sempre quis fazer, mas nunca tive coragem rsrs
Adorei o post !!
No momento eu estou esperando o resultado de um concurso, mas se Deus quiser vai dar certo e eu conseguirei fazer nem que seja 1 mês de intercâmbio nos Estados Unidos, que é meu sonho !!
Adorei o blog !!
Bjim

blogpatyrezende.blogspot.com

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior e ter um planejamento de Sucesso! Material GRATUITO!Acesse Aqui
+