COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA EM PORTUGAL | Turismóloga Pelo Mundo

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA EM PORTUGAL

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA EM PORTUGAL

Comprovante de residência em Portugal, se chegou até aqui é porque tem essa dúvida. Então vamos acabar com ela de uma vez por todas.

Assim como no Brasil, em Portugal para muitas coisas, inclusive burocráticas, precisamos de um comprovante de residência (ou comprovativo de morada, como eles dizem). Para tirar o NIF, o NISS, Para pegar a residência no SEF, para abrir conta em banco e muito mais precisamos provar que temos residência fixa em Portugal.

Existem algumas maneiras de você obter esse comprovante:

  1. Se você contratar um serviço na sua casa, como: luz, água, tv e internet. A conta que você recebe na sua casa, ou por e-mail, serve como comprovante de residência.
  2. Se você acabou de chegar e ainda não tem nada disso, ou mesmo, se vai dividir casa com outras pessoas e essas contas não vão ficar no seu nome existe uma outra possibilidade. Em Portugal, cada bairro tem a sua Junta de Freguesia. A Junta de freguesia é um órgão executivo de determinada junta ou “bairro” para você entender melhor. Cada junta tem um presidente. E para você buscar o seu comprovante de residência basta se dirigir a junta de freguesia da sua freguesia (redundância rs) e solicitar o seu comprovante. Cada junta tem suas regras, mas no geral funciona assim: eles te dão um formulário para você preencher, normalmente nesse formulário você preenche seus dados pessoais e o endereço que você mora. No final precisa do número do documento e assinatura de algumas testemunhas (normalmente 2) que morem nessa freguesia e que confirmem que você também mora lá. Eu já fiz em duas, em uma só pediu as assinaturas e na outra eu também tive que levar o documento de cada uma das testemunhas. Então é bom se informar quanto a isso. Normalmente se paga um valor baixo (entre 1 e 2 euros) e em uns 2 dias úteis está pronto.

Depois que estiver com o seu comprovante em mãos fica muito mais fácil resolver as papeladas e burocracias por aqui.

 

Confira mais vídeos no nosso no Canal do Youtube

Gostaria de acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail para turismologapelomundo@gmail.com

assessoria de viagem.png

 

Conheça:

Acompanhe o blog no Youtube, Instagram, Facebook e Blog.

Leia também:

3 DOCUMENTOS ESSENCIAIS PARA QUEM VAI MORAR EM PORTUGAL

INTERCÂMBIO E VIDA PROFISSIONAL

CARTA CONVITE – O QUE É E COMO FAZER?

NÔMADES DIGITAIS

DIFERENÇA ENTRE SEGURO VIAGEM E SEGURO SAÚDE

PB4 O QUE É E COMO FAZER?

MORAR NO EXTERIOR | CURSO MORAR PELO MUNDO

MARKETING DIGITAL E TURISMO?

Inscreva-se para receber todas as novidades do blog e canal!

* indicates required



 

Sabia que quando você reserva em um desses sites pelo blog não existe custo algum a mais por isso e você ainda contribui com o crescimento do site com as pequenas comissões que ganhamos? Use esses links, ganhe alguns descontos e ajude o crescimento do projeto. Então, vamos reservar?, Obrigada! 😀

SUA AVENTURA COMEÇA AGORA!!!

HOSPEDAGEM – aqui e aquii.
-TRANSPORTE – Aluguel de Carro

Transfira dinheiro para o Exterior pelo TransferWise

-Envio de mala – Send my Bag

-Roteiro de Viagem é aqui.

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga. Mestranda em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Mora fora do Brasil há mais de 4 anos, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior recebendo um e-book grátis e mais dicas e informações!Acesse Aqui
+