fbpx

Carta Convite – O que é e como fazer?

Carta Convite – O que é e como fazer?

Quando viajamos existe uma lista de documentação que é necessário ter para não ter problemas ao passar pela imigração. Tais como passaporte, seguro viagem, bilhete ida e volta, visto (dependendo do país), comprovante financeiro e um comprovante de alojamento. Fiz um vídeo falando sobre isso aqui.

Neste post vamos falar sobre o comprovante de alojamento. Se você vai ficar hospedado em um hotel, o comprovante da reserva já serve para apresentar na imigração como comprovante de alojamento. Mas se você for ficar a casa de algum familiar ou a amigo, aí sim entra a carta convite.

A carta convite é um documento simples, normalmente tem que ter os dados da pessoa que vai hospedar tal como nome completo, número do documento e endereço. E da pessoa hospedada também tem que ter esse dados mais o período que vai ficar no país. Abaixo segue um exemplo da carta.

Modelo de Carta Informal

Local e data

Ao

Oficial responsável

Serviço de estrangeiros e fronteiras – SEF (no caso se for Portugal)

Prezado (a) senhor (a),

Eu (nome do anfitrião, estado civil, profissão, nacionalidade), portador do BI ou Cartão Cidadão (número do BI ou Cartão Cidadão) e válido até (validade do BI), residente à (morada completa com código postal), possuidor dos telefones (números de contato), convido (nome dos convidados(as) completo, nacionalidade, profissão), portador do passaporte (número do passaporte), emitido a (data de emissão) e válido até (data validade), residente à (morara completa com código postal), a visitar-me no período de (início do período) a (fim do período).

Declaro que, durante a permanência em território nacional do cidadão estrangeiro acima citado, assumir o compromisso de assegurar as despesas com hospedagem, alimentação e outras que se fizerem necessárias e ainda a responsabilidade pelo pagamento das despesas necessárias ao afastamento quando este seja necessário.

Declaro estar ciente que o cidadão estrangeiro citado acima NÃO pode desenvolver qualquer actividade profissional, remunerada ou não, nos termos da Lei nº23/07 de 04JUL. Declaro ainda ter conhecimento que o favorecimento ou facilitação da entrada irregular de cidadão estrangeiro em território nacional, constitui crime de auxílio à imigração ilegal, punido por lei nos termos do art.º. 183º do referido diploma legal.

Atenciosamente,

___________________

(assinatura do anfitrião)

 

É importante dizer que a carta deve estar no idioma do país, e em caso de conexões deve estar em todos os idiomas dos países que passar. Eu também sugiro o anfitrião enviar a cópia do documento juntamente com a carta.

A carta pode ser redigida tanto por um nativo quanto para uma pessoa legalizada no país. O modelo acima é uma carta informal, sugiro enviar também, no caso de Portugal, o Termo de Responsabilidade do SEF, que é quem controla a imigração.

É sempre importante ler as leis de imigração do país que for, para estar por dentro de toda a exigência do país para a entrada e não ter surpresas na imigração.

Boa viagem!

Nathy

 

Confira mais vídeos no nosso no Canal do Youtube

Gostaria de acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail para turismologapelomundo@gmail.com

assessoria de viagem.png

Orçamento online

Conheça:

Acompanhe o blog no Youtube, Instagram, Facebook e Blog.

Leia também:

Inscreva-se para receber todas as novidades do blog e canal!

* indicates required




Sabia que quando você reserva em um desses sites pelo blog não existe custo algum a mais por isso e você ainda contribui com o crescimento do site com as pequenas comissões que ganhamos? Use esses links, ganhe alguns descontos e ajude o crescimento do projeto. Então, vamos reservar?, Obrigada! 😀

SUA AVENTURA COMEÇA AGORA!!!

HOSPEDAGEM –  aqui e aquii.
-TRANSPORTE – Aluguel de Carro 

Transfira dinheiro para o Exterior pelo TransferWise

-Envio de mala – Send my Bag

-Hotéis e Voos pela Submarino Viagens

-Reserve seu voo pela KLM
-Roteiro de Viagem é aqui.

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga. Mestranda em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Mora fora do Brasil há mais de 4 anos, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior recebendo um e-book grátis e mais dicas e informações!Acesse Aqui
+