fbpx

Ainda vale a pena morar em Portugal?

Ainda vale a pena morar em Portugal?

Quer morar em Portugal? Neste post eu mostro alguns aspectos negativos e nem tão negativos assim, mas que devem se considerados na hora da decisão de se mudar para Portugal. Vale a pena morar em Portugal? Faremos essa reflexão.

 

 

Vale a pena Morar em Portugal?

Quer saber se ainda vale a pena morar em Portugal sendo brasileiro? Vou te mostrar uns pontos importantes e você me dirá se vale a pena morar em Portugal para você ou não.

Que Portugal é um país lindo, de muita cultura, muito patrimônio, seguro, com boa educação e um verão incrível, você já ouviu falar. Mas, como você deve imaginar, Portugal não é só maravilhas, como qualquer lugar, e por isso eu vou falar de alguns aspectos importantes e menos positivos do país para VOCÊ decidir se vale a pena ou não morar em Portugal.

 

morar em portugal

Qual Motivo?

Me responde primeiro… Por que você quer sair do Brasil…e Por que Portugal? Me fale pelo menos 3 motivos! Se você conseguir se convencer continue a ler.

Saber o por que você quer sair do Brasil e ter a consciência do que você pode encontrar em Portugal ou em qualquer outro lugar, é necessário para evitar frustrações e desilusões futuras.

Ah Nathália, mas o Brasil está muito inseguro e quero sair por isso. Mas só por isso? Aqui em Portugal terá segurança, e muito. Mas só isso será suficiente para se manter e construir uma vida aqui? Pense nisso e vamos lá!

 

Aspectos a se Considerar

 

  1. Se você quer vir para Portugal para enriquecer e fazer fortunas para quando se aposentar, nem venha!

Aqui em Portugal se trabalha muito e, infelizmente, não se ganha muito. O salário mínimo hoje em Portugal atualmente (em 2019) é de 600 euros, e apesar de ter outros países com salários mínimos menores, Portugal ainda tem um salário muito pequeno em relação a outros países europeus. Algumas profissões pagam melhor, mas mesmo assim, em muitas delas, paga muito menos do que outros países da europa, e até mesmo do Brasil. Alguns trabalhos oferecem apenas uma folga. Mas o que compensa é que em Portugal ter um custo de vida menor. Com esse salário não se consegue ter uma vida de esbanjar, mas muito provável conseguirá pagar as contas, e com muita sorte, sobrar um pouco para o lazer e viagens.

  1. Tem MUITA burocracia também

Portugal, assim como o Brasil é muito burocrático. Bem me parecia que herdamos algumas coisas dele, isso inclusive. Tem papelada para todo lugar, prazos enormes, informações perdidas e desencontradas (um lugar fala que é A e o outro fala que é B. Um lugar disse que o problema trata em D e o D fala que afinal é no C). Tem formulários, carimbos, reconhecimentos, idas a mil lugares, espera de horas e prazos. A burocracia portuguesa não deixa nada a desejar em relação à brasileira.

 

  1. Já ouviu falar em “cunhas”, ou melhor em “brasileiro”, padrinhos?

Sim, aqui em Portugal na vida profissional também é muito parecido com o Brasil. Professores de universidades, por exemplo, entram por meio de convites. Em algumas repartições políticas, convite, algumas áreas de empresas, o amigo do primo da tia da mãe do zé. E assim  por diante. Essa também é uma realidade aqui.

 

    4- Você vai achar que afinal não saiu do Brasil

A Cultura brasileira está muito entranhada em Portugal. É muito comum estar na rua, numa loja, numa balada e ouvir música brasileira, passar os canais na tv e estar passando uma novela da globo, estar fazendo compras e encontrar não um ou dois, mas vários produtos brasileiros, além de, muitas vezes, estar andando na rua e ouvir uma conversa entre brazucas.Então, é um mini Brasil dentro de Portugal.

 

O que decidiu?

Bom, claro que muito do que falei não é motivo para não vir, mas isso quem decide é você. Só quis mostrar que aqui também tem defeitos, assim como qualquer lugar, e que a sua decisão deve ser feita com base em vários aspectos e não apenas nos positivos, e que se você estiver preparado tudo fica menos difícil.

 

Então, vale a pena?

Para ver o vídeo completo é só clicar abaixo:

 

🇵🇹 Saiba TUDO sobre morar em Portugal.

Adquira o treinamento completo com mais de 65 vídeo aulas e + de 10 bônus. Clique na imagem

 

 

 

Confira mais vídeos no nosso no Canal do Youtube

Gostaria de acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail para contato@turismologapelomundo.com

Conheça:

Acompanhe o blog no Youtube, Instagram e Facebook 

Faça parte do Grupo do Facebook Morar em Portugal

Leia também:

3 DOCUMENTOS ESSENCIAIS PARA QUEM VAI MORAR EM PORTUGAL

INTERCÂMBIO E VIDA PROFISSIONAL

CARTA CONVITE – O QUE É E COMO FAZER?

NÔMADES DIGITAIS

DIFERENÇA ENTRE SEGURO VIAGEM E SEGURO SAÚDE

PB4 O QUE É E COMO FAZER?

MORAR NO EXTERIOR | CURSO MORAR PELO MUNDO

MARKETING DIGITAL E TURISMO?

————————————————————————————————————————————————–

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

* indicates required


Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

————————————————————————————————————————————————–

Sabia que quando você reserva em um desses sites pelo blog não existe custo algum a mais por isso e você ainda contribui com o crescimento do site com as pequenas comissões que ganhamos? Use esses links, ganhe alguns descontos e ajude o crescimento do projeto. Então, vamos reservar?, Obrigada! 😀

SUA AVENTURA COMEÇA AGORA!!!

►HOSPEDAGEM – aqui 

►Ganhe R$130 de desconto aquii.

►TRANSPORTE – Aluguel de Carro

►Transfira dinheiro para o Exterior pelo TransferWise

►Envio de mala – Send my Bag

Roteiro de Viagem é aqui.

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga pela UFF, Mestre em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Coach Intercultural. Mora fora do Brasil desde 2014, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Visitou 20 países. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior e ter um planejamento de Sucesso! Material GRATUITO!Acesse Aqui
+