fbpx

5 lugares para conhecer no Alentejo, Portugal

5 lugares para conhecer no Alentejo, Portugal

Não é surpresa nenhuma (espero) que Portugal é um país de belezas deslumbrantes e cada dia que passa eu fico mais apaixonada por esse país.

Então hoje quero te mostrar 5 lugares para conhecer no Alentejo. Mas não é qualquer lugar, são lugares incríveis que fica na região do Alentejo (onde moro atualmente). Já visitei todos eles, alguns até mais de uma vez, e te garanto que são lugares de tirar o fôlego e de agradecer a Deus, porque são lindos demais. Portanto segue abaixo a lista das cidades/vilas/aldeias de Portugal, que com certeza valem a pena uma visita.

 

1 – Évora

 

Évora, a cidade que hoje chamo de lar é considerada Patrimômio Mundial pela Unesco desde 1986. É a capital do alentejo e possui cerca de 67 mil habitantes. Ela, assim como a maioria das cidades de Portugal, possui muita história e  monumentos tão antigos que alguns datam da época Romana, como é o caso do Templo Romano.

Essa cidade já pertenceu a vários povos: Romanos, Visigodos, Mouros e finalmente a Portugal no século XII.

Templo Romano

Templo Romano

Se quiser um Tour pela cidade não esqueça de conferir aqui . Se quiser conhecer mais das minhas peripécias pela cidade é só assistir alguns vídeos meus.

ÉVORA, PORTUGAL | PARTE 1/2

ÉVORA, PORTUGAL | PARTE 2/2

ÉVORA | O QUE VISITAR EM ÉVORA?

MEU BAIRRO EM ÉVORA

 

VER HOTÉIS EM ÉVORA

 

2- Monsaraz

Na minha opinião, Monsaraz é umas das aldeias mais lindas e encantadoras de Portugal. Já perdi as contas de quantas vezes fui lá. Ela está localizada no topo de uma colina e de lá tem uma vista sensacional e belíssima. Se vê todo o vale e o Lago do Alqueva, um dos maiores lagos artificias da Europa.

No século VIII ela foi conquistada pelos Mouros, mas em 1232 foi reconquistada pelo rei D. Sancho II, mas só em 1640 que realmente voltou a pertencer a portugal, altura essa em que foi fortificada.

Veja um vídeo meu vídeo de lá

3- Castelo de Vide

 

Castelo de Vide é um outro lugar encantador de Portugal, localizado dentro do Parque Natural da Serra de São Mamede, ou seja, é verde e natureza para todos os lados. É considerada a Sintra do Alentejo, é uma vila romântica e muito acolhedora. Tem um castelo com uma vista linda e nada melhor do que andar pelo burgo medieval e murado, é um encanto aquele lugar. Se você gosta de paz, silêncio e tranquilidade, lá é o lugar certo. A vila possui cerca de 2300 habitantes e os atrativos que merecem destaque é principalmente o burgo medieval, o castelo, o forte de S. Roque, as muralhas que envolvem a vila, a judiaria, a sinagoga medieval e as portas e janelas ogivais dos séculos XIV a XVI. É um lugar de forte atração turística por si só, e o património arquitetônico de Castelo de Vide constitui um elemento de referência na identidade territorial dos seus habitantes.

Minha dica é: dê uma passeio pelo bairro judeu, visite o castelo e suba até la em cima (a vista é linda e não vai se arrepender, garanto), depois caminhe pelas ruelas do burgo e tenha uma experiência incrível de contato com os moradores, vendo as casas tipicas da região, muitas decoradas com flores e de um jeitinho lindo e especial.

(breve vídeo)

 

4- Marvão

 

Bem próxima de Castelo de vide, Marvão está localizada a 860 metros, pertence ao distrito de Portalegre e fica bem no alto da Serra de São mamede.  Assim como castelo é uma vida fortificada lindíssima e  já pertenceu a outros povos, como os Mouros e os vizinhos espanhóis.

A vista do castelo é magnífica. Se vê ao longe Castelo de vide, o parque natural da serra de são mamede e até mesmo a vizinha Espanha.

O que você pode fazer em Marvão é caminhar pelas ruas sinuosas, observar bem a arquitetura e as casas todas branquinhas e delicadas e as muralhas dos séculos XIII e XVII. É mesmo um museu ao céu aberto, está recheada de história.

 

Veja a minha visita a Marvão.

5- Vila Viçosa

Vila Viçosa, também conhecida como a “Princesa do Alentejo” se tornou em vila museu em 1910 com a proclamação da Primeira República e o fim da monarquia. Está situada no Distrito de Évora

Ela já foi romana e muçumana e se tornou em uma das mais importantes vilas em 1461 com a chegada dos Duques de Bragança , a família real mais poderosa depois da Casa Real. É uma vila museu, com muitos monumentos construídos ao longo dos séculos e também conta com obras naturais, como o mármore, que tem papel fundamental na economia do concelho e é conhecido internacionalmente.

Na sua visita não deixe de visitar o Paço Ducal, residência da família Bragança e o Castelo datado do século XIII, belíssimo.

 

Veja minha passagem por Vila Viçosa.

Na sua próxima viagem a Portugal, não deixe de por esses lugares no seu roteiro.

 

Para buscar os melhores hotéis é só ver aqui no box abaixo.

 



Booking.com

 

Confira mais vídeos no nosso no Canal do Youtube

Gostaria de acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail para turismologapelomundo@gmail.com

assessoria de viagem.png

Orçamento online

Conheça:

Acompanhe o blog no Youtube, Instagram, Facebook e Blog.

Leia também:

Inscreva-se para receber todas as novidades do blog e canal!

* indicates required



Sabia que quando você reserva em um desses sites pelo blog não existe custo algum a mais por isso e você ainda contribui com o crescimento do site com as pequenas comissões que ganhamos? Use esses links, ganhe alguns descontos e ajude o crescimento do projeto. Então, vamos reservar?, Obrigada! 😀

SUA AVENTURA COMEÇA AGORA!!!

HOSPEDAGEM –  aqui e aquii.
-TRANSPORTE – Aluguel de Carro 

Transfira dinheiro para o Exterior pelo TransferWise

-Envio de mala – Send my Bag

-Hotéis e Voos pela Submarino Viagens

-Reserve seu voo pela KLM
-Roteiro de Viagem é aqui.

 

Sobre o Autor

Nathy administrator

Turismóloga. Mestranda em Turismo pela Universidade de Évora, Portugal. Mora fora do Brasil há mais de 4 anos, já tendo morado na Irlanda e atualmente em Portugal. Ama viajar e trocar experiências de viagem. Conhecer o mundo e novas culturas é o que a motiva. Descobriu que melhor do que isso tudo é compartilhar essas aventuras pelo Mundo com amigos queridos.

Deixe uma resposta

Saiba como Morar no Exterior recebendo um e-book grátis e mais dicas e informações!Acesse Aqui
+